Projetos de pesquisa
2016 – 2016
Institucionalização do Subcampo Acadêmico do Turismo no Brasil: uma análise da história de vida dos agentes individuais estratégicos e sua contribuição para a emergência do campo turístico
Descrição: Este projeto de pesquisa é uma continuidade do programa de pesquisa iniciado em 2013 sobre a sociologia do turismo, com foco específico, na teoria sociológica bourdieusiana. Após a realização de estudos sobre a oferta educacional, no Brasil e no mundo, e sobre os centros de pesquisa (em curso), este estudo volta-se agora para a análise dos agentes individuais centrais e seu peso e capacidade de influência na estruturação do campo turístico ao longo do tempo. Mais especificamente, busca-se analisar, por meio de relatos da história de vida pessoal, sua formação acadêmica e trajetória profissional, as experiências, os contextos e as injunções que levaram à que estes agentes obtivessem paulatinamente uma acumulação de capital e ocupassem posições centrais no campo ao longo do tempo e, por outro lado, contribuíssem, por meio de suas ações e tomadas de posição, para ao direcionamento dos rumos que este campo passou a tomar, ou seja, de sua configuração histórica até o período atual…… Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Maurício Frade da Mata – Integrante / Thiago Duarte Pimentel – Coordenador / Fabíola Cristina Costa de Carvalho – Integrante / Mariana Pereira Chaves Pimentel – Integrante / Juliana Cristina Simião Barbosa – Integrante / Lana Thalita Mendonça Silva – Integrante / Marcela Costa Bifano de Oliveira – Integrante / Eduardo Abdo Yázigi – Integrante / Rubia Campos Guimarães Cruz – Integrante.
2016 – 2016
Institucionalização do Subcampo Acadêmico do Turismo no Brasil: uma análise da dinâmica interna dos Centros de Pesquisa em Turismo e sua contribuição na formulação de políticas públicas
Descrição: Este projeto de pesquisa é uma continuidade do projeto aprovado na chamada universal de 2013/4, (Processo: 474676/2013-7 / Chamada: Universal 14/2013 – Faixa A – até R$ 30.000,00), intitulado ?Mapeamento dos Centros de Pesquisa e da Oferta Educacional de Cursos de Turismo no Brasil e no Exterior: notas preliminares para delimitação do campo turístico mundial?. Naquela ocasião buscava-se indentificar e existencia de centros de pesquisa em turismo e sua relação com o campo turístico. Após o mapeamento IES e centros de pesquisa em turismo em 20 países e, em função dos resultados encontrados (mais de 10.000 IES estudas e cerca de 200 CPTs encontrados, cuja produção e impacto ainda são incipientes, mesmo os mais consolidados), é que nos impulsionou neste momento a buscar as razões desse fato, a partir de uma análise interna da estrutura e dinâmica desses centros de pesquisa, bem como sua contribuição para a institucionalização do campo turístico. Neste projeto atual temos o objetivo de analisar e explicar como a estrutura que constrange a ação coletiva nos subcampo formado pela comunidade acadêmica, especificamente na produção de conhecimento turístico, está relacionada com a formação de políticas públicas centrais ou de ações discricionais que socialmente se converte em rotina no campo turístico. Para isso faremos uma análise mais aprofundada do campo turístico focalizando os agentes CPT (centros de pesquisa em turismo) dentro do subcampo acadêmico do turismo, e de forma geral, como aqueles CPT influem ou não nas políticas públicas de turismo (PPT). Para isso recorreremos ao arcabouço teórico-analítico e Pierre Bourdieu e usaremos as categorias e campo (posição, disposição e tomada de posição) para verificar como aqueles atores coletivos (e seus produtos) impactam ou não no campo turístico em 3 casos emblemáticos a serem estudados, empiricamente, indicados a partir dos resultados do estudo. Esperamos com isso, gerar conhecimento sobre a estrutura e dinâmica interna dos CPT e do subcampo acadêmico do turismo e de que forma eles se vinculam e afetam o campo turístico em geral… Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Maurício Frade da Mata – Integrante / Thiago Duarte Pimentel – Coordenador / Fabíola Cristina Costa de Carvalho – Integrante / Mariana Pereira Chaves Pimentel – Integrante / Juliana Cristina Simião Barbosa – Integrante / Marcela Costa Bifano de Oliveira – Integrante / Eduardo Abdo Yázigi – Integrante.
2015 – 2016
Gestão Pública do Destino Turístico: mapeamento dos atrativos turísticos de Juiz e Fora/MG
Descrição: [Projeto nº 35583, Edital PIBIC-AF, financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFJF, entre ago/2015 e jul/2016, por meio de bolsas de IC e BIC. Outros alunos de graduação (voluntários e/ou bolsistas de outras modalidades), assim como de pós-graduação vieram a colaborar voluntariamente na execução de alguma fase do mesmo]. Este trabalho tem como objetivo mapear, classificar e validar, segundo a percepção de diferentes públicos envolvidos (turistas, experts em turismo, trade turístico local e população local), os atrativos turísticos existentes na cidade de Juiz de Fora. Especificamente, para a realização empírica da pesquisa, de forma efetiva, busca-se: 1) Realizar um amplo levantamento (produzir uma lista inicial) dos atrativos turísticos, ou considerados potencialmente turísticos, da cidade de Juiz de Fora e espacializá-los; 2) Classificar esses atrativos segundo diferentes tipologias, suas características físicas, o seu grau de importância, sua centralidade no destino turístico; 3) Validar a lista de atrativos, através de verificação de como eles são percebidos socialmente por diferentes categorias sociais (turistas, experts em turismo, trade turístico local e população local).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Maurício Frade da Mata – Integrante / Thiago Duarte Pimentel – Coordenador / Fabíola Cristina Costa de Carvalho – Integrante / Sara Conceição de Paula – Integrante / Luiz Paulo Damasceno – Integrante / Sarah Ovídio de Oliveira – Integrante / Milena Regina de Paula – Integrante / Isa Polastri Antunes Resende – Integrante.
2015 – Atual
Políticas Públicas e Desenvolvimento Turístico: Análise dos Destinos Nacionais em Minas Gerais (2007-2016)
Descrição: Descrição: Aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG 01/2015 ? Demanda Universal (PROCESSO N. : CSA – APQ-01870-15) Questão norteadora: Analisar se as ações indicadas nas políticas públicas federal, estadual e municipal do Brasil, no período de 2007 a 2016, propiciaram desenvolvimento turístico para as cidades consideradas pelo Ministério do Turismo como destinos nacionais localizados em Minas Gerais. Para responder a questão de investigação, os objetivos específicos de pesquisa com suas respectivas metas são: I. Descrever os Destinos Nacionais no Estado de Minas Gerais i. Realizar a descrição dos 4 destinos turísticos em estudo em relação à dimensão econômica; ii. Realizar a descrição dos 4 destinos turísticos em estudo em relação à dimensão cultural; iii. Realizar a descrição dos 4 destinos turísticos em estudo em relação à dimensão organizacional; II. Caracterizar as ações das políticas públicas (federal, estadual e municipal) orientadas para o desenvolvimento turístico dos Destinos Nacionais em estudo no período de 2007 a 2016 i. Identificar as características das ações das políticas públicas federal de turismo voltadas para os destinos em estudo, nos mandatos governamentais 2007-2010 e 2011-2014. ii. Identificar as características das ações das políticas públicas estadual de turismo voltadas para os destinos em estudo, nos mandatos governamentais 2007-2010 e 2011-2014 iii. Identificar as características das ações das políticas públicas municipal de turismo voltadas para os destinos em estudo, nos mandatos governamentais 2009-2012 e 2013-2016. III. Apontar evidências de desenvolvimento turístico nos Destinos Nacionais em estudo em relação as ações públicas planejadas i. Identificar as ações públicas federal, estadual e municipais implementadas nos 4 destinos nacionais em estudo; ii. Identificar o orçamento público alocado para o desenvolvimento turístico dos 4 destinos em estudo no período de 2007 a 2016; iii.Verificar se as ações públicas identificadas propiciaram o desenvolvimento turístico dos 4 destinos em estudo no período de 2007 a 2016 sob a ótica da sociedade civil…. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Maurício Frade da Mata – Integrante / Alice Rodrigues Borges – Integrante / Magnus Luiz Emmendoerfer – Coordenador / Thiago Duarte Pimentel – Integrante / Brendow de Oliveira Fraga – Integrante / Barbara Calçado Lopes Martins – Integrante / Marcos E. C. G. Knupp – Integrante / Mateus Cerqueira Anísio Morais – Integrante / Jussara de Macedo Viana – Integrante / Gustavo Melo-Silva – Integrante / Maria Belén Zambrano Pontón – Integrante / Cynthia Oliveira de Souza – Integrante.
2014 – 2016
Análise da Participação Cidadã em Espaços Deliberativos de Destinos Turísticos de Minas Gerais
Descrição: Este projeto tem os seguintes objetivos: 1 – caracterizar o turismo de Ouro Preto e Tiradentes, na ótica de políticas públicas; 2 – Descrever a participação cidadã nos conselhos gestores de políticas públicas de Ouro Preto e Tiradentes; 3 – comparar a participação cidadã nos destinos em estudo. Projeto Registrado – PPG/UFV 60210267610. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gilberto Maurício Frade da Mata – Integrante / Magnus Luiz Emmendoerfer – Coordenador / Thiago Duarte Pimentel – Integrante / Simone Martins – Integrante / Edson Arlindo Silva – Integrante / María Velasco González – Integrante.
2014 – 2015
Políticas Públicas e Planejamento em Turismo: explorando a trialética economia plural-gestão social-desenvolvimento
Descrição: [Projeto nº 31998, Edital PIBIC-AF, financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFJF, entre ago/2015 e jul/2016, por meio de bolsas de IC e BIC. Outros alunos de graduação (voluntários e/ou bolsistas de outras modalidades), assim como de pós-graduação vieram a colaborar voluntariamente na execução de alguma fase do mesmo]. No sentido de tentar preencher, pelo menos em parte, alguma(s) da(s) lacuna(s) apontada(s) acima é que se propõe o presente estudo, cuja questão central norteadora pode ser explicitada da seguinte forma: se, e em que medida as políticas públicas de turismo incorporam elementos da economia plural e assimilam os princípios da gestão social do desenvolvimento? Para tentar responder a essa questão, o presente estudo tem como objetivo central: analisar se, e como, as políticas públicas de turismo incorporam elementos da economia plural e assimilam os princípios da gestão social do desenvolvimento. Especificamente, este objetivo geral pode ser decomposto nos seguintes objetivos específicos a fim de propiciar uma aproximação mais acurada e com maior rigor sobre a questão: 1) Realizar um levantamento das principais políticas públicas de turismo no Brasil; 2) Realizar uma revisão da literatura brasileira e internacional sobre gestão social, de modo a atualizar, complementar ou alterar os princípios da gestão social identificados por PIMENTEL e PIMENTEL (2010). 3) Identificar e analisar as políticas públicas de turismo que assimilam algum dos princípios da gestão social, buscando apontar: a) Qual o princípio identificado, b) Como o princípio auxilia a consecução do objetivo da política; c) Quais os efeitos esperados com a adoção do princípio para a atividade turística; d) Quais os efeitos esperados com a adoção do princípio para o desenvolvimento econômico e social; 4) Analisar de que forma a economia plural, a gestão social e o desenvolvimento se mostram nas políticas públicas de turismo… Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Maurício Frade da Mata – Integrante / Thiago Duarte Pimentel – Coordenador / Milena Regina de Paula – Integrante / Matheus Vitorino Machado – Integrante / Júber Marques Pacífico – Integrante.
2014 – 2015
Método de Estudo Clínico da Escola Francesa de Sociologia das Organizações Aplicado aos Atores do Campo Turístico do Destino Juiz de Fora/MG
Descrição: [Projeto nº 31968, Edital PIBIC-BIC, financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFJF, entre ago/2014 e jul/2015, por meio de bolsas de IC e BIC. Outros alunos de graduação (voluntários e/ou bolsistas de outras modalidades), assim como de pós-graduação vieram a colaborar voluntariamente na execução de alguma fase do mesmo]. O objetivo deste trabalho é aplicar o método clínico em sociologia das organizações junto ao Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora/MG com vistas a identificar, situar e descrever o perfil, os objetivos, as capacidades e expectativas das organizações e atores coletivos relativos ao campo turístico do destino Juiz de Fora/MG e descobrir a dinâmica de funcionamento deste campo, seus mecanismos integrantes e necessários à sua manutenção e modificação. Especificamente, o método clínico foi usado para condução da pesquisa, onde buscou-se realizar: 1. Mapeamento de todos os atores (elos) direta e indiretamente situados no campo turístico de Juiz de Fora; 2. Identificação, descrição e análise do perfil, dos objetivos, das capacidades e das expectativas de cada uma das principais as organizações ou atores coletivos relativos ao campo turístico do destino Juiz de Fora/MG; 3. Hierarquização dos atores segundo o volume seu de capital dentro do campo e sua capacidade de influência sobre o produto turístico global do destino turístico, bem como pelos seus tipos de interesse e formas de contribuição para organização e produção coletiva do destino turístico; 4. Descobrimento da dinâmica de funcionamento deste campo, seus mecanismos integrantes e necessários à sua manutenção e modificação… Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Maurício Frade da Mata – Integrante / Thiago Duarte Pimentel – Coordenador / Fabíola Cristina Costa de Carvalho – Integrante / Marcela Costa Bifano de Oliveira – Integrante / Eliza Feres de Moura Lima – Integrante / Andréa Rodrigues Berendsen – Integrante / Daniele dos Reis Costa – Integrante.
2013 – 2013
O processo de modernização da administração pública no governo de minas gerais (2007-2010): uma análise de resultados do cargo de empreendedor público
Descrição: PROJETO FINANCIADO PELO EDITAL UNIVERSAL 2011 – FAPEMIG – Processo Nº: APQ-01446-11 – O objetivo geral é analisar de que forma o trabalho realizado pelas pessoas que ocupam o cargo de Empreendedor Público tem promovido a modernização do Governo de Minas Gerais no período de 2007 a 2010. Este propõe apontar respostas para os questionamentos: Até que ponto a criação de novos cargos na estrutura estatal traz resultados que impliquem na modernização das suas condições e relações de trabalho, bem como no retorno de benefícios ou melhorias de serviços públicos à sociedade? Quais seriam de fato esses resultados? Quem são os efetivos beneficiados deste trabalho gerado pelas pessoas ocupantes desses novos cargos? O que justificaria o investimento público realizado por meio dos tributos pagos pelos cidadãos nestes aperfeiçoamentos da gestão pública? Em termos metodológicos é uma pesquisa descritivo-analítico com enfoque qualitativo e quantitativo. O objeto de análise desse estudo é o Cargo de Empreendedor Público, assim, as características deste cargo e os resultados de seu trabalho serão identificados a partir de perguntas sobre as ações realizadas pelos gestores do cargo e pelos próprios ocupantes deste cargo. A estruturação da coleta de dados primários será por meio de pesquisa documental e de campo, com análise de conteúdo e de estatística. Como impactos espera-se apontar potenciais indicadores de desempenho para análise do Cargo de Empreendedor Público considerado estratégico pelo Governo do Estado; propor procedimentos para avaliar as políticas relacionadas ao cargo; Construção do conhecimento em Administração Pública com ênfase em Gestão de Pessoas, Relações de Trabalho e Empreendedorismo Interno. No Brasil, não há pesquisadores estudando o tema (conforme consultas informais realizadas com especialistas de áreas correlatas), sendo esta atividade até então realizada pelo próprio Governo de Minas Gerais… Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Maurício Frade da Mata – Integrante / Magnus Luiz Emmendoerffer – Coordenador / Josiel Lopes Valadares – Integrante / THAÍS DE SOUZA AMARAL – Integrante / Tamiris Cristhina Resende da Silva – Integrante.
2011 – 2012
O Estresse entre Agentes de Turismo em destinos estratégicos do Turismo Mineiro
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Maurício Frade da Mata – Integrante / Magnus Luiz Emmendoerffer – Coordenador / Érica Beranger Silva Soares – Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Bolsa.