Projetos de extensão
2016 – 2016
Revitalização e fortalecimento da incubação de empreendimentos econômicos solidários do Núcleo da Economia Solidária – NUSOL – da UFJF
Descrição: O projeto visa atender às demandas do edital do CNPQ Nº 21/2015 Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários e tem como objetivo sobretudo, apoiar a retomada das atividades da incubadora, revitalizando-a, reestruturando sua equipe de trabalho e o seu papel de apoio aos empreendimentos da economia solidária, ressaltando os valores da democracia, participação e cidadania, como eixos transversais de sua atuação; desde a sensibilização, mobilização e formação dos trabalhadores, até as atividades instrumentais como regularização do empreendimento, organização do espaço produtivo, discussão das relações e condições de trabalho, saúde, comunicação, planejamento e gestão. Desse modo, pretende fomentar uma postura diferenciada dos empreendimentos perante o mercado, baseadas em novas relações de trabalho baseada nos princípios da economia solidária e em vivências autogestionárias.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Maurício Frade da Mata – Coordenador / Marcela de Marco Sobral – Integrante.
2016 – 2016
Implantação do Escritório de Projetos Turísticos junto ao COMTUR-JF
Descrição: Criar uma pequena equipe de trabalho, técnica e profissionalmente qualificada, para mapear possíveis fontes de financiamento de projetos turísticos e elaborar projetos técnicos de turismo, com vistas a captar recursos naquelas fontes de financiamento e aplica-los em ações de desenvolvimento turístico em Juiz de Fora. Específicamente busca-se: 1) Identificar um conjunto de fontes, em potencial, de financiamento a projetos turísticos, seja de organizações públicas, privadas, ou quaisquer outras fontes; 2) Fazer um levantamento dos critérios e condições essenciais previstas em cada um dos editais para a submissão de projetos a essas fontes de financiamento; 3) Sistematizar e ranquear as organizações encontradas, com base nas características e necessidades, a fim e identificar os editais mais favoráveis e que, portanto, deverão ser primeiramente abordados; 4) Elaborar três projetos turísticos que atendam ao objetivo específico de três editais diferentes; 5) Submeter os projetos aos editais identificados; 6) Caso haja tempo hábil (isso dependerá do volume de informações nas etapas anteriores, i.e., dos editais e suas exigências) pretende-se iniciar a execução de um desses projetos, a saber, o levantamento sobre a economia do turismo de Juiz de Fora. 7) Apresentar um relatório preliminar e parcial a partir das informações levantadas na pesquisa realizada… Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Integrantes: Gilberto Maurício Frade da Mata – Integrante / Thiago Duarte Pimentel – Coordenador / Fabíola Cristina Costa de Carvalho – Integrante / Rubia Campos Guimarães Cruz – Integrante.